Saxon e Armored Dawn no Tropical Butantã - SP (Resenha)

Show em dia de semana na cidade de São Paulo é sinônimo de transtorno. Trânsito caótico, acesso complicado e horários apertados (especialmente para quem depende do transporte público) são algumas das principais dificuldades. Mas nada disso impediu que uma verdadeira legião de headbangers lotasse o Tropical Butantã na última quinta-feira, 03/05, a fim de prestigiar o lendário Saxon, banda britânica das mais tradicionais da história do Heavy Metal. Tivemos ainda um convidado mais do que especial para abrir os trabalhos: o supergrupo Armored Dawn, um dos principais nomes do Metal tupiniquim na atualidade.


Às 20h em ponto, Eduardo Parras (vocal), Timo Kaarkoski (guitarra), Tiago de Moura (guitarra), Fernando Giovannetti (baixo), Rafael Agostino (teclado) e Rodrigo Oliveira (bateria) sobem ao palco, e após uma breve introdução iniciam seu set com "Bloodstone", seguida de "Chance To Live Again" e "Eyes Behind The Crow", todas presentes no mais novo trabalho do grupo, "Barbarians In Black", lançado em Fevereiro deste ano. A propósito, o repertório foi 100% calcado no disco novo, o que se mostrou uma decisão acertada, pois as músicas são poderosas e funcionam muito bem ao vivo. Eduardo então saúda o público, anuncia "Men Of Odin" e ergue uma espada (permanecendo com a mesma em punho durante toda a música), em referência à alma viking que a banda possui (o que também se reflete no visual dos integrantes, incluindo vestimentas e pintura facial ao melhor estilo dos guerreiros medievais). O quinteto mostra um grande entrosamento, e a qualidade técnica dos instrumentistas é impecável.


Após a animada "Survivor", o frontman dedica a bela balada "Sail Away" ao produtor Kato Khandwala, falecido no final de Abril em um trágico acidente automobilístico.
Para a reta final, a banda havia reservado 3 de suas melhores canções: "Gods Of Metal", "Barbarians In Black" e "Beware Of The Dragon", fechando sua ótima atuação sob os aplausos do já numeroso público presente.

Tem algum tempo que o Armored Dawn deixou de ser promessa e se tornou uma realidade, criando uma sólida base de fãs ao redor do país (e fora também). Portanto, sugiro que continuemos de olho nas próximas empreitadas de Parras e seus fiéis escudeiros.


Conforme o horário da atração principal ia se aproximando, a casa enchia de tal maneira que mal era possível circular. Finalmente, às 21h30, com o espaço totalmente tomado, as luzes se apagam e a introdução "Olympus Rising" soa nos PA's. Essa foi a deixa para que Biff Byford (vocal), Paul Quinn (guitarra), Doug Scarratt (guitarra), Nibbs Carter (baixo) e Nigel Glocker (bateria) entrassem quebrando tudo com "Thunderbolt", faixa-título de seu último trabalho de estúdio. Ovacionado, o quinteto manda, na sequência, "Sacrifice", do álbum homônimo de 2013, e "Nosferatu (The Vampire's Waltz)", outra do novo disco. Chegava então a vez dos primeiros clássicos da noite, para o deleite dos milhares de metalheads que ali estavam. "Motorcycle Man" e "Strong Arm Of The Law" vieram incendiando a pista do Tropical Butantã.


Quem já viu um show do Saxon sabe que a satisfação é garantida. Biff, no alto de seus 67 anos, continua cantando de forma esplendorosa, isso sem contar seu enorme carisma e presença. Quinn e seu jeitão discreto contrastam com a energia de Scarratt e Carter (o segundo principalmente), enquanto Glocker segue firme e preciso no comando das baquetas. A performance dos 4 é incrível, irretocável, criando uma verdadeira muralha sonora no palco.

A apresentação segue com o grupo intercalando sons atuais com os mais antigos, assim tivemos "Battering Ram", "Power And The Glory", "Sniper", "The Secret Of Flight", "Dallas 1 PM" e "Never Surrender". Biff então conversa com a platéia, sugerindo que escolham a próxima faixa, entre "Ride Like The Wind" e "Broken Heroes". Dúvida cruel, não é mesmo? Mas não tem problema, porque os caras acabam optando por tocar as 2, mostrando que cumpririam a promessa de realizar um show longo e especial, por ser o único no país. "Broken Heroes", aliás, é muito querida pelo público brasileiro, tendo sido uma das mais aclamadas da noite.

A seguir tivemos "They Played Rock And Roll", digna homenagem ao fundador e líder do Motörhead, que fez com que o público entoasse em coro o nome do eterno Lemmy Kilmister.  "And The Bands Played On" e "747 (Strangers In The Night)" vieram logo após, matadoras, antes de "Sons Of Odin", tendo sido esta a última canção nova na noite. Fechando a primeira parte do set, o quinteto tocou os hinos imortais "Crusader" e "Princess Of The Night", com seus refrães bradados a plenos pulmões pelo público. Após alguns minutos, a banda retorna com tudo em "Heavy Metal Thunder" e o clássico absoluto "Wheels Of Steel".
Não, ainda não acabou. Mais alguns instantes e o grupo volta para encerrar a apresentação de forma magistral com "Denim And Leather". Agora sim, era o fim do espetáculo.


Vimos mais um show perfeito desta verdadeira instituição da música pesada, que está no seleto rol de bandas que por si só definem o que é o Heavy Metal.

Abrirei um último parêntese para uma crítica. Impossível não falar sobre a superlotação da casa, causada em grande parte pela desnecessária "Pista VIP", e que claramente prejudicou o bom andamento do evento, fazendo com que muitas pessoas tivessem dificuldades para apreciar o show. Os produtores deveriam deixar a ganância só um pouco de lado e pensar em nós, os fãs, que pagamos ingressos caros e certamente merecemos o mínimo de conforto.


SETLIST - SAXON

01. Thunderbolt
02. Sacrifice
03. Nosferatu (The Vampire's Waltz)
04. Motorcycle Man
05. Strong Arm Of The Law
06. Battering Ram
07. Power And The Glory
08. Sniper
09. The Secret Of Flight
10. Dallas 1 PM
11. Never Surrender
12. Ride Like The Wind
13. Broken Heroes
14. They Played Rock And Roll
15. And The Bands Played On
16. 747 (Strangers In The Night)
17. Sons Of Odin
18. Crusader
19. Princess Of The Night
20. Heavy Metal Thunder
21. Wheels Of Steel
22. Denim And Leather


SETLIST - ARMORED DAWN

01. Bloodstone
02. Chance To Live Again
03. Eyes Behind The Crow
04. Men Of Odin
05. Survivor
06. Sail Away
07. Gods Of Metal
08. Barbarians In Black
09. Beware Of The Dragon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Flageladör, MadDög e Gomorraa no C.I.A.M. - 06/01/2019

Resenha de show: Cemitério, Damn Youth, Cerberus Attack, V.M.R. e Urutu - Jai Club (São Paulo)

RESENHA: Hellway Patrol - Desert Ghost (EP)