Resenha de show: Cemitério, Damn Youth, Cerberus Attack, V.M.R. e Urutu - Jai Club (São Paulo)

Dia 25/01, última quinta-feira, foi o aniversário da gigante, maravilhosa e caótica cidade de São Paulo. Quem curte som rápido e extremo teve um motivo extra para comemorar: rolou no Jai Club um grande evento da Cospe Fogo em parceria com a Loja 255, que contou com as bandas Damn Youth, Cemitério, Cerberus Attack, V.M.R. e Urutu.


Apesar do tempo chuvoso, e o fato de ser um feriado apenas municipal, o público compareceu em bom número.

O Urutu foi o encarregado de iniciar os trabalhos. Na formação, Thiago Nascimento (vocal), Felipe Nizuma (guitarra), Eduardo Vaz (baixo) e Felipe Ruivo (bateria). A banda aposta em um híbrido entre Punk Rock e Heavy Metal tradicional (especialmente da NWOBHM), junção essa que deu muito certo, culminando em um som original e altamente empolgante. Outro detalhe importante é que todas as letras são em português. O público ia chegando enquanto os caras mandavam petardos como "Palidez", "Braços da Morte", "Casa Adormecida", "Fronteira", "Ceifador", até o encerramento com "Aço Nos Punhos". Para quem não conhece, recomendo dar uma conferida, pois além da inquestionável qualidade, foge um bocado dos padrões que estamos acostumados a ouvir.


Na sequência, tivemos o "Manifesto Red Metal" do V.M.R., vulgo Vanguarda Metal Revolucionária, grupo formado por Mosh X (vocal), Ivan (guitarra), Edoom (guitarra), Juca (baixo) e Mindu (bateria). A banda apresenta uma proposta diferente, com total engajamento na esquerda política, mostrando-se uma poderosa ferramenta para a disseminação das idéias e ideais de seus integrantes. Durante todo o set, uma pessoa com o rosto coberto fica sobre o palco segurando a bandeira do grupo, que contém uma referência ao Voivod dentro do símbolo comunista.
A apresentação foi bastante curta e direta, mas o recado certamente foi dado. Sons como "Mulher, Negra e Comunista", "Viver é Lutar", "Marighella" e "Comunismophobia" foram os responsáveis pelos primeiros circle pits do dia, e independente de posicionamentos políticos, o Thrash/Crossover enérgico, cru e certeiro da V.M.R. com certeza agradou à maioria dos presentes.


A terceira banda a se apresentar foi o Cerberus Attack, os denominados "Thrashers da Zona Leste", já velhos conhecidos do público paulistano. Jhon França (vocal e guitarra), Marcelo Araujo (guitarra), Marcelo Maskote (baixo) e Bruno Morais (bateria) atualmente divulgam seu primeiro full-lenght, "From East With Hate", lançado no final de 2017. A cada música apresentada, a empolgação do público aumentava. Entre outras, tivemos "Face Reality", "Just Thrash", "Human Extinction", "Moshers", e uma bela releitura de "Morte ao Rei", clássico do Ratos de Porão. Destaco o trampo animal de riffs e solos por parte dos guitarristas.
O show foi excelente e praticamente colocou a casa abaixo, mas deixo aqui uma breve ressalva (opinião pessoal, na verdade): acho que deveriam tocar mais músicas do álbum novo, que para mim, é o melhor registro da banda, e evidencia perfeitamente a sua evolução, tanto técnica quanto musicalmente.


Uma pequena pausa para ajuste dos equipamentos, e os cearenses malucos do Damn Youth chegam para realizar o lançamento oficial de seu debut em São Paulo, intitulado "Breathing Insanity". O disco é espetacular, e vem recebendo diversos elogios por parte da crítica e do público.
A palavra que melhor resume a apresentação desses caras é "insanidade"! O vocalista Elton passou boa parte do show cantando no meio da galera, enquanto os instrumentistas mantinham a pegada rápida e precisa no palco. O set mesclou muito bem as músicas novas, como "Fear Within", "Jurisdiction" e "Education To Castrate Me", com outras mais antigas (mas nem tanto, visto que a primeira demo é de 2015), como "Skate In Hell", "No Hero" e "No Mercy To Nazi Sympathy". O Damn Youth vem de Caucaia/CE, e é formado por Elton Luiz (vocal), Camilo Neto (guitarra), Jardel Reis (baixo) e Italo Rodrigo (bateria). Quase cometi aqui o equívoco de chamar o grupo de "promessa", "promissor"... mas está bem claro que já se trata de uma realidade.


O encerramento ficou por conta do Cemitério, "one man band" do multi-instrumentista Hugo Golon, figura conhecidíssima da cena. Ao vivo, completam o line-up: Rodrigo Costa e Henrique Perestrelo (guitarras), Douglas Gatuso (baixo) e Druguer (bateria). Além da sonoridade total Death Metal old school, remetendo à lendas como Death e Pestilence (das antigas), chama a atenção o conteúdo lírico da banda, sempre abordando filmes de terror clássicos/cult. Em seu mais recente registro, o EP "Oãxiac Odèz", de 2016, Hugo presta uma digna homenagem ao maior ícone do horror nacional: José Mojica Marins, nosso eterno Zé do Caixão.
A banda é absolutamente coesa e brutal ao vivo, despejando porradas do calibre de "O Dia de Satã", "Tara Diabólica", "Sexta-Feira 13", "Ela Voltou (Pra Levar Sua Alma)", "A Vingança de Cropsy" e "A Volta dos Mortos Vivos", entre outras. Com certeza uma das minhas bandas preferidas da atualidade.


Para finalizar, sinto que tenho o dever moral de tecer um enorme elogio à equipe de produção. Não me lembro de ter visto antes um evento underground com tamanha pontualidade! Idem para as mudanças de palco, que não duravam mais de 15 minutos, o tempo ideal pra trocar uma idéia com os camaradas e tomar uma cerveja.
Sei bem o tanto de variáveis e complicações que existem nesse ramo, portanto, ficam aqui os meus parabéns pela competência e profissionalismo!


SETLISTS


URUTU

1. Palidez
2. Iremos Juntos
3. Braços da Morte
4. Sob o Sol
5. Casa Adormecida
6. Fronteira
7. Armas Leves
8. Cidade Confinada
9. Último
10. Ceifador
11. Aço nos Punhos


V.M.R. (VANGUARDA METAL REVOLUCIONÁRIA)

1. Porta-Estandarte (Intro)
2. Mulher, Negra e Comunista
3. Viver é Lutar
4. Marighella
5. Comunismophobia
6. Metal Comunista


CERBERUS ATTACK

1. Get Thrashed Ör Die Trying
2. Face Reality
3. Worms Incorporated
4. Just Thrash
5. Welcome To Destruction
6. Morte ao Rei (Ratos de Porão cover)
7. Down Heads
8. Human Extinction
9. Moshers


DAMN YOUTH

1. Fear Within
2. Progress?!
3. Straight Line
4. No Hero
5. Education To Castrate Me
6. They Keep You In The Dark
7. Revenge
8. No Mercy To Nazi Sympathy
9. Skate In Hell
10. Jurisdiction


CEMITÉRIO

1. O Dia de Satã
2. Natal Sangrento
3. Encarnou no Seu Cadáver
4. Tara Diabólica
5. Sexta-Feira 13
6. A Sentinela dos Malditos
7. Oãxiac Odèz
8. Ela Voltou (Pra Levar Sua Alma)
9. Quadrilha de Sádicos
10. A Vingança de Cropsy
11. A Volta dos Mortos Vivos

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Flageladör, MadDög e Gomorraa no C.I.A.M. - 06/01/2019

Scars: O Retorno Triunfal! (Biografia + Entrevista)