Vulcano, Necromesis, Angry, Midnightmare e Spiritual Hate em São Bernardo do Campo - 20/10/2013

Dia 20/10, um domingo de muito sol e calor, foi dia do ABC Paulista receber o show da banda considerada a pioneira do metal extremo do Brasil, o Vulcano, com abertura das locais Necromesis, Angry, Midnightmare e Spiritual Hate.

Após um atraso de aproximadamente 40 minutos do horário previsto, algo normal em eventos underground, a banda Midnightmare sobe ao palco, encarregada de abrir os trabalhos do dia. O trio, formado por Simone (vocal e baixo), Kedley (guitarra) e Quércia (bateria), executa um Death Metal mais calcado na velha escola do estilo, e o show tem início com "Immortal Pain", do EP "Behind Of The Agony Mask", de 2004. O trio é muito competente no que se propõe a fazer, e o setlist seguiu intercalando músicas novas (ainda não lançadas) e antigas, como "Chaos", "In The Name Of God" (da primeira demo, "Final Conflict", lançada em 2002), "Rage In Fire" e "Death Is The Only Salvation". Ver o Midnightmare ao vivo é, de certa forma, algo nostálgico e muito legal pra mim, pois me lembra os tempos em que comecei a frequentar shows, nos idos de 2005, 2006, quando os vi por diversas vezes no ABC e em São Paulo. Para encerrar com chave de ouro, uma bela versão da clássica "Witching Hour", do Venom, e "Sexual Devastation", também da primeira demo.


Durante a troca de palco, foi possível notar imagens de cristo e cruzes postadas de cabeça para baixo, e essa foi a deixa para o início do set da banda Spiritual Hate. Formada por Magnus Hellhound (vocal e guitarra), Fabiano Blackmortem (guitarra), Lord Emperor Blasphemus (baixo) e Thamuz (bateria), eles iniciam o show com uma breve intro, seguida de "The End Is Now", para logo após executarem "Living A Bloody Dream". O grupo apresenta um Death/Black Metal bastante coeso, que remete a ícones como Vital Remains e Krisiun, e atualmente divulgam seu mais recente trabalho, o EP "Praeludium Ad Incursione", de 2012. A apresentação segue com "Sentenced By Dawn", "Abiosis" e "Hate Burns In My Eyes". Já havia visto a banda no show de aniversário da cidade, ano passado (além de um show ainda com o nome Evilspell, no finado Catedral Bar, em Santo André), e notei uma grande evolução de lá para cá, apesar da qualidade do som não ter ajudado muito. O encerramento se deu com "Excomunion", e o Spiritual Hate deixa o palco com sua missão cumprida, e ótima aceitação dos presentes.


A terceira banda do evento foi o Necromesis. O quarteto, oriundo de Santo André, e que atualmente conta com Mayara Puertas (vocal), Daniel Curtolo (guitarra), Gustavo Marabiza (baixo) e Gil Oliveira (bateria), foi responsável pelo momento mais "prog" (entre aspas mesmo!) da noite, com seu excelente Technical Death Metal. O show se inicia com a Intro do EP "Evolving To An Underworld", seguida por mais 2 sons do mesmo: "Building An Underworld" e "Minustah". Logo após, aquela que considero a mais poderosa música do grupo, "The Dark Works Of Art", presente na primeira demo, de mesmo nome. Vale ressaltar a ótima performance e técnica da banda, sendo difícil apontar um destaque individual. Outro som da demo, "Bloody Shadow", foi executado, para que em seguida a banda pudesse apresentar uma nova composição, "The Life Is Dead". Para quem não sabe, recentemente o Necromesis passou por mudanças em sua formação, com a saída de Vitor Prospero (que atuava como baixista e vocalista), e a entrada de Marabiza e Mayara. Este novo som, além das apresentações ao vivo, provaram definitivamente que os integrantes atuais não deixaram a peteca cair, sempre mantendo o alto nível. Na reta final do show, recebemos a intrincada "Unlives As Undeads" e "Demonic Source", responsável por encerrar mais esta ótima apresentação.


Único representante do bom e velho Thrash Metal, o Angry, formado por Diego (baixo e vocal), Alex e Renato (guitarras), e Ricardo (bateria), sobe ao palco do Princípios Bar com a intro "When Darkness Fall", e a porrada "Agony", do primeiro EP, "Only Lies", de 2010. Sem pausa para respirar, mandam "Fear Of Tomorrow" e "Coldness Of The Soul" (esta com uma belíssima introdução à lá Megadeth). Prestes a lançar seu primeiro full-lenght, a banda executa mais 2 sons novos: "Stuck In The Past", e a faixa-título do novo trabalho, "Future Chaos". A julgar pelas músicas apresentadas nesse show, vem coisa muito boa por aí! "Only Lies" e "Last Day" finalizam o set da banda com bastante energia. Mesmo sendo a banda mais "diferente" (em termos do estilo) do evento, o Angry obteve boa aceitação dos headbangers presentes no local. Agora só nos resta aguardar o vindouro play, que deve sair muito em breve!


Por volta das 21h, os portões do inferno se abrem para o início da atração principal da noite, Vulcano! A lenda do Death/Black Metal dá início à profanação com a instrumental "The Man The Key The Beast", faixa que nomeia o novo álbum, seguida de "Church At A Crossroads", também do mais recente trabalho. Luiz Carlos Louzada (vocal), Zhema Rodero (guitarra), Ivan Pellicciotti (baixo) e Artur Von Barbarian (bateria) não deixam pedra sob pedra, e despejam uma saraivada de hinos do metal extremo: "Dominios Of Death", "Ready To Explode", "Prisoner From Beyond" e "Fallen Angel". Sem deixar esfriar os ânimos, seguem com "Awash In Blood", "Devil's Forces" (ambas do "Drowning In Blood, de 2011), e as indispensáveis "Death Metal" e "Bloody Vengeance".  O ótimo "Tales From The Black Book", de 2004, é lembrado com "Gates Of Iron" e "From The Black Metal Book". A performance desses senhores dispensa maiores comentários, show absolutamente brutal e cativante! Os vocais avassaladores de Louzada fazem com que ninguém sinta falta de Angel, o vocalista original, que entre idas e vindas, deixou a banda, em definitivo, no ano de 2010. Como tudo que é bom acaba rápido, vamos chegando ao final do espetáculo, e não podia faltar "Witche's Sabbath", precedendo nada mais, nada menos que "Total Destruição", com sua introdução pra lá de sombria ("eu sou o quinto cavaleiro do apocalipse..."). Para acabar com as últimas energias de cada banger presente no recinto, "Guerreiros de Satã" e "Legiões Satânicas" (apenas a parte final) encerram essa verdadeira celebração ao metal extremo no ABC.


O saldo final do evento foi mais do que positivo! Ótimas bandas, bom público (mas que poderia ter sido maior) e muita música extrema de qualidade, para fechar o fim de semana com chave de "metal" (desculpem pelo clichê... rs)!


SETLISTS:

Midnightmare

1 - Immortal Pain
2 - Chaos
3 - In The Name Of God
4 - Rage In Fire
5 - Death Is The Only Salvation
6 - Witching Hour (Venom)
7 - Sexual Devastation


Spiritual Hate

1 - Intro
2 - The End Is Now
3 - Living In A Bloody Dream
4 - Sentenced By Dawn
5 - Abiosis
6 - Hate Burns In My Eyes
7 - Excomunion


Necromesis

1 - Intro
2 - Building An Underworld
3 - Minustah
4 - The Dark Works Of Art
5 - Bloody Shadow
6 - The Life Is Dead
7 - Unlives As Undeads
8 - Demonic Source


Angry

1 - When Darkness Fall (Intro)
2 - Agony
3 - Fear of Tomorrow
4 - Coldness of the Soul
5 - Stuck In The Past
6 - Future Chaos
7 - Only Lies
8 - Last Day


Vulcano

1 - The Man The Key The Beast (Instrumental)
2 - Church At A Crossroads
3 - Dominios Of Death
4 - Ready To Explode
5 - The Signals
6 - Prisoner From Beyond
7 - Fallen Angel
8 - Awash In Blood
9 - Devil's Forces
10 - Death Metal
11 - Bloody Vengeance
12 - Gates Of Iron
13 - From The Black Metal Book
14 - Witche's Sabbath
15 - Total Destruição
16 - Guerreiros de Satã
17 - Legiões Satânicas (parte final)

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Flageladör, MadDög e Gomorraa no C.I.A.M. - 06/01/2019

Resenha de show: Cemitério, Damn Youth, Cerberus Attack, V.M.R. e Urutu - Jai Club (São Paulo)

RESENHA: Hellway Patrol - Desert Ghost (EP)